No passado dia 21 de dezembro, no Santuário do São Bento da Porta Aberta, reuniram-se, por primeira vez, os sacerdotes do recém-criado Arciprestado de Amares e Terras de Bouro. Mais que uma reunião de trabalho, foi uma partilha de irmãos.
Inspirados pela mística beneditina, – “Ora et Labora” -, e contagiados pela verdejante e refrescante natureza que envolve este santuário, os sacerdotes buscaram criar pontes, dinamismos e vitalidades, presentes e a descobrir neste arciprestado e as quais possam contribuir, para que se ‘leve Jesus a todos e todos a Jesus’, tal como incentiva o novo plano pastoral diocesano de 2023-2033.
Também este momento de encontro proporcionou a elaboração do calendário de atividades e encontros, sendo de salientar que em 2024, mais concretamente no dia 21 de fevereiro, este arciprestado irá visitar a Casa Sacerdotal e conviver com os nossos mais velhos no momento da celebração eucarística e refeição.
Houve, igualmente, tempo e oportunidade para cada um se deixar desafiar em assumir o cargo e responsabilidade como delegado dos diferentes setores da pastoral e foram traçadas algumas linhas de orientação para uma ação pastoral e ministerial mais sinodal e mais em comunhão.
Após o momento de trabalho, seguiu-se a confraternização natalícia, a qual contou com a presença de dois seminaristas, Simão e Afonso, e um diácono, João Conde, naturais deste arciprestado. E parafraseando o salmista, podemos expressar que ‘como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos’.
Pe. Tiago Barbosa
(Arcipreste de Amares e Terras de Bouro)