No dia 11 de julho, a Basílica de São Bento da Porta Aberta recebeu a 2ª Romaria do ano, que celebra São Bento como Pai e Padroeiro da Europa.
As celebrações tiveram início com a entrada da Banda Musical de Carvalheira, a tocar a marcha “Homenagem a São Bento da Porta Aberta, e prosseguiram com a apresentação do livro de São João Gualberto, padroeiro das florestas, e a bênção dos relicários de São Bento e Santa Escolástica.
A Eucaristia, na Cripta de São Bento, foi solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta e presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, que ofereceu, em nome da Mesa Administrativa, uma imagem de São Bento aos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro. Antes das saudações finais, decorreu uma breve despedida a D. Roberto Rosmaninho Mariz e a apresentação do novo Presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, Pe. Miguel Paulo Simões.
No final da Eucaristia, todos os presentes seguiram em procissão pela Avenida de São Bento, com a presença dos açafates e toalhas tradicionais, recriados pelo Grupo Artes e Ideias de Rio Caldo.