Em São Bento da Porta Aberta, comemorou-se o 32.º Dia Mundial do Doente, iniciativa implementada pelo Papa João Paulo II, no dia 11 de fevereiro de 1992, que visa sensibilizar para a importância de apoiar todos os doentes e, segundo o Papa Francisco, cultivar a compaixão.
Nesta mudança de época que vivemos, especialmente nós, cristãos, somos chamados a adotar o olhar compassivo de Jesus. Cuidemos de quem sofre e está sozinho, porventura marginalizado e descartado. Com o amor mútuo que Cristo Senhor nos oferece na oração, especialmente na Eucaristia, tratemos das feridas da solidão e do isolamento. E deste modo cooperamos para contrastar a cultura do individualismo, da indiferença, do descarte e fazer crescer a cultura da ternura e da compaixão.
Os doentes, os frágeis, os pobres estão no coração da Igreja e devem estar também no centro das nossas solicitudes humanas e cuidados pastorais. Não o esqueçamos! E confiemo-nos a Maria Santíssima, Saúde dos Enfermos, pedindo-Lhe que interceda por nós e nos ajude a ser artífices de proximidade e de relações fraternas.
A celebração da efeméride foi presidida pelo Pe. António Laranjeira e solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta.