Logo
IMG_9262

O Padre Mateus | um colaborador da nossa Basílica

Notícias

Desde 2010 que os peregrinos de S. Bento da Porta Aberta de habituaram a ver em muitas celebrações um Sacerdote africano, de sorriso acolhedor e sempre aberto ao acolhimento.

Padre Mateus

No princípio desta colaboração aparecia às vezes, agora, a sua presença é quase constante. E os peregrinos fazem saber o quanto gostam do P. Mateus. Eu próprio já lhe tenho dito várias vezes que o seu sorriso afável e franco era já uma forma de evangelizar.

Mas quem é o “nosso” Padre Mateus, de onde veio e como chegou até nós?

Mateus é o seu nome em português, Matthew, seu verdadeiro nome é inglês, língua (uma das línguas) do seu país de origem, o Gana, no Golfo da Guiné.

O Padre Matthew Akoni-Mensah de seu nome completo, nasceu no Gana em 10 de Abril de 1971. Frequentou a escola primária no Gana, na aldeia de Hlefi no Distrito de Ho na Volta Region e o ensino secundário no Seminário Menor da Nossa Senhora na mesma região. Após concluir o ensino secundário obteve o diploma de Professor na área da Educação no colégio E. P.Church Amedzope exercendo a profissão docente durante o período de 2 anos a alunos do secundário, onde lecionou Matemática e Geografia. Depois entrou no Seminário Espiritano onde frequentou Postulantado, Noviciado e a formação em Filosofia que concluiu em 2004. No mesmo ano vem para Portugal estudar Teologia, para frequentar um curso de aprendizagem de Português em apenas 5 meses. Ingressa em 2005, no curso de Teologia da Universidade Católica do Porto, no Pólo da Foz, onde conclui os estudos com mestrado integrado em Teologia em 2009. Um ano antes, em 2008 é ordenado Diácono pelo então Bispo do Porto D. Manuel Clemente, hoje Cardeal Patriarca de Lisboa. No ano seguinte vai ao Gana para ser ordenado Sacerdote pelo Bispo de Ho Francis Lodonu.

A sua vida académica continua e em 2010 iniciou o doutoramento em Ética e Filosofia Política na Universidade Católica de Braga onde concluirá os estudos ainda este ano de 2017. Antes, em 2015 , inicia o mestrado em Relações Internacionais, como tema a Construção da Cidadania no contexto do Gana que concluirá também este ano.

Este é o percurso académico notável do P. Mateus que o poderia “inchar” de vaidade e soberba. Mas não. O Padre Mateus, que infelizmente qualquer dia partirá para o seu Gana natal (é lá o seu lugar),é um Homem simples, afável, acolhedor, disponível, humilde e que…evangeliza com o seu sorriso que brota Evangelho. Exemplar. Antes que seja tarde, quero , em nome pessoal e só em meu nome, prestar a minha pobre homenagem de gratidão a este Homem e Sacerdote que sempre me acolheu com a sua afabilidade ímpar.

…E quero fazer-lhe um pedido: P. Mateus, continue assim sempre igual na bondade a si próprio. Que o Senhor S. Bentinho o acompanhe sempre e nunca se esqueça deste pobre pecador

Carlos Aguiar Gomes

2685 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd