Logo
San_Gregorio_I_detto_Magno_B 2

Memória de S. Gregório Magno | 12 Março

Agenda

Dia 12 de Março celebra-se, às 10h30, a memória de S. Gregório Magno, o primeiro biógrafo de S. Bento.

Quem entra na cripta da Basílica de S. Bento da Porta Aberta, encontra à sua esquerda, uma formosa e estilizada estátua em bronze de S. Gregório Magno. Obra do escultor António Barroso Pacheco, de Cabeceiras de Basto.

Esta estátua procura assinalar a importância para o conhecimento de S. Bento de Núrsia, o nosso S. Bento da Porta Aberta, mas também da sua obra extraordinária que o foi de tal modo que mereceu ser conhecido pelo cognome de Magno, Grande.

Mas, quem foi este santo, S. Gregório magno?

Nascido cerca de 540, ainda em vida de S. Bento, pertencia à família Anicia, a que pertenceria, igualmente, S. Bento. Foram seus pais, Sta. Sílvia e Gordiano. S. Gregório foi eleito Papa em 3 de setembro de 590 e morreu como Papa em 12 de Março de 604, provavelmente de gota. Está sepultado em S. Pedro.

A sua obra foi notável, como monge, como Papa, como escritor (Doutor da Igreja) e como mediador político.

Da sua preciosa herança, deve destacar-se a primeira biografia de S. Bento, incluída no “Livro dos Diálogos“

Gregório Magno foi monge beneditino. Fascinado pela vida do Santo de Núrsia, S. Bento, escreveu, de uma forma muito didáctica, sobre a forma de diálogo, a vida daquele santo. É por isso que ele nos acolhe na entrada da cripta da Basílica, como a recordar-nos que o que hoje sabemos por S. Bento se deve à sua admiração pelo Santo de Núrsia.

Carlos Aguiar Gomes

 

 

 

1260 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd