Logo

Natureza

São Bento da Porta Aberta situa-se num local privilegiado. Rodeado pelas montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e a albufeira da Caniçada.

O contacto com a natureza é constante. Em qualquer local se descobre a história. Nas caminhadas pelo interior da vegetação milenar através de trilhos pedestres, explora-se toda a riqueza natural, nas várias modalidades de Turismo de Natureza.

As cascatas de água, as matas de carvalhais e azevinho, toda a vegetação luxuriante e as aflorações rochosas de granito, fazem deste local um exemplo único, que Miguel Torga não hesitou em referenciar, “Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza humana. Este Gerês é um deles.” (Diário VII).

O PNPG apresenta-se como a área protegida mais importante do país. A fauna, outrora a mais rica do país, dela fizeram parte o urso pardo (Ursos arctos) e a cabra do Gerês (Capra pyrenaica).

Ainda hoje o parque apresenta uma grande variedade de vertebrados, com cerca de 235 espécies representadas, onde se destaca o Corço (capreolus) – símbolo do parque -, o lobo-ibérico (Canis lupus) e o garrano do Gerês (Equus caballus). Apresenta, também, uma flora diversificada devido ao clima, uma vez que se insere numa região de transição entre as influências atlântica e mediterrânica.

Em toda a área do parque facilmente se descortinam vestígios arqueológicos e históricos de grande interesse como os monumentos megalíticos, a geira romana, entre outros. Estas são as características que acrescem valor e interesse ao Gerês.

tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd