Logo

Festas e Romarias

Ao longo dos tempos, são muitos os peregrinos e turistas que demandam ao Santuário. Uns fazem o percurso a pé, provenientes das mais diversas regiões do país. Outros utilizam todos os meios de transporte, que permitem o acesso à actual Basílica. Muitos dos peregrinos fazem este percurso isolados, outros em família ou em grupo. Atendendo ao enorme interesse espiritual, cultural e económico dos diferentes percursos que levam a S. Bento da Porta Aberta, a Mesa Administrativa em colaboração com diferentes entidades tem se debruçado sobre o traçado e respectiva segurança, dos chamados caminhos de S. Bento. Esta preocupação está já candidata a fundos que permitam atingir esses objectivos.

Nestas caminhadas orantes, para além do sacrifício os peregrinos fazem diferentes tipos de ofertas ao Santo Patriarca. Algumas destas ofertas inserem-se numa tradição multisecular, como a oferta do sal, ovos, azeite, figuras de cera, etc.

As principais peregrinações, oficiais do Santuário são:

21 de Março (Morte de S. Bento)

11 de Julho (Festa de Padroeiro da Europa)

10 a 15 de Agosto (Grande Romaria Popular).

O Santuário celebra a 12 de Julho, desde 2014, a festa de S. João Gualberto (Monge Beneditino, fundador dos Valombrusanos) Padroeiro das Florestas em alguns países.

tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd