Logo
213

Dia do Trânsito de S. Bento | 21 de Março

Agenda

Quem é S. Bento?

Um dos maiores vultos da história da Igreja,nasceu cerca de 480, em Núrcia,Itália, e é hoje venerado em todo o mundo, como gigante e pai do monaquismo ocidental, Pai e Padroeiro da Europa: S. Bento.
Em Portugal, o seu santuário mais famoso, visitado anualmente por muitas centenas de milhar de devotos peregrinos, é S. Bento da Porta Aberta.
Grandes Papas,recentes, lhe dedicaram uma atenção muito especial: Pio XII, com a notável Encíclica “Fulgens radiatur” (Fulgurante de luz), de 21 de março de 1947; Paulo VI, com a Carta Apostólica “Pacis Nuntius”, de 24 de Outubro de1964; Beato João Paulo II com uma notável homilia, a propósito do XV centenário do nascimento do S.Bento e da sua irmã gémea Sta. Escolástica, de 23 de março de 1980 e, finalmente, S. Bento XVI, a quem dedicou o
pontificado, com uma catequese proferida em 9 de Abril de 2008.
O primeiro biógrafo de S. Bento, foi, também, um papa, um dos maiores Papas de sempre, S. Gregório Magno ,que em 592, quando a memória do Santo Patriarca ainda estava muito presente, já que tinha morrido em 547. A descendência espiritual de S. Bento, sempre guiada na fidelidade à Regra que nos deixou, chegou aos nossos dias e foram e são estes filhos e filhas de S. Bento, que seguindo o mestre, na procura incessante de Deus, que teceram a identidade da Europa, com a cruz o arado e o livro, verdadeiros construtores de uma civilização de Paz e do Amor, fazendo da oração um trabalho prioritário e do trabalho da oração. É célebre a frase que define a força espiritual de S. Bento e dos seus monges: ORA ET LABORA (Reza e Trabalha). Como escreveu o Papa Bento XVI (Catequese citada): “Procurando o verdadeiro progresso, ouvimos também hoje a Regra de S. Bento como luz para o nosso caminho. O grande monge permanece o verdadeiro mestre em cuja escola podemos aprender a arte de viver o humanismo verdadeiro”. S. Bento é-nos apontado pelo Papa Paulo VI, como “Mensageiro da Paz, artífice de união, mestre de civilização e, sobretudo, arauto da religião de Cristo e fundados da vida monástica no Ocidente”. É este
o santo que veneramos neste Santuário de S. Bento da Porta Aberta! É este o modelo que nos é proposto pela igreja para, imitando-o, buscarmos a Deus.

Dia 21 | 11h | Solene celebração do dia do Trânsito de S. Bento, Presidida pelo Senhor Arcebispo D. Jorge Ortiga e solenizada pelo Orfeão da Universidade Sénior de Vieira do Minho. No claustro da cripta, procissão eucarística à volta da Basílica. No final das Missas veneração das relíquias de S. Bento.

 15241864_1178530125567225_1260573780360499784_n

10809 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd