Logo
Artigo Santa Escolástica

Dia de Santa Escolástica, irmã gémea de S. Bento | 10 Fevereiro

Agenda

Dia de Santa Escolástica, irmã gémea de S. Bento, celebrado a 10 de Fevereiro em S. Bento da Porta Aberta

15h30 | Rosário seguido de eucaristia vespertina em honra de Santa Escolástica.

Sobre Sta Escolástica sabemos muito pouco, mas o suficiente para lhe termos um especial carinho.

Corre a tradição, nunca desmentida, de que era gémea de S. Bento e por isso, teria nascido em 480. Sabemos que tinha com o irmão uma relação modelo. Há um episódio narrado por S. Gregório Magno que revela esta amizade: certo dia Bento, como fazia muitas vezes, foi visitar sua irmã. Em certo momento, Bento queria voltar ao seu mosteiro (Subiaco) e a irmã pediu-lhe que continuasse com ela. Bento recusou. Mas, no momento em que ia sair do mosteiro de seu irmão, caiu uma enorme tempestade com trovões e chuva torrencial. Bento já não pôde sair. Escolástica, então teria dito ao irmão: não atendeste o meu pedido, mas Deus ouviu-me e, assim, continuaram o seu santo colóquio. Três dias depois, Escolástica morria e Bento 40 dias depois. (Em muitas regiões, Santa Escolástica é invocada como protectora aquando da ocorrência de tempestades).

No dia da morte de Santa Escolástica, o irmão viu uma pomba subir ao céu. Era a alma de sua irmã que partia avisando o irmão. Assim, as imagens de Sta Escolástica aparece frequentemente com uma pomba numa mão, referência à visão de S. Bento aquando da sua morte e o báculo de abadessa na outra, pois teria fundado um mosteiro de inspiração beneditina de que era a Abadessa.

Santa Escolástica está na origem das monjas de S. Bento, as beneditinas (em Roriz, Santo Tirso, o mosteiro das monjas beneditinas tem a invocação de Santa Escolástica).

Na cripta da Basílica de S. Bento da Porta Aberta, numa belíssima escultura de mármore no claustro da cripta cujo autor é o escultor Silva Nogueira.

Nas fachadas dos antigos mosteiros beneditinos havia sempre uma imagem de S. Bento e do lado oposto a de Sta Escolástica. Nos retábulos das igrejas conventuais beneditinas acontecia, por regra, o mesmo. Por exemplo em Tibães ou em Rendufe.

A festa de Sta Escolástica é celebrada a 10 de Fevereiro.

Bento XVI, escolheu ser conhecido como Papa usando o nome Bento, a sua espiritualidade era francamente beneditina. Assinou a acta da sua resignação em …10 de Fevereiro, festa de Sta Escolástica.

Esta grande monja, primeira beneditina e seguidora de S. Bento merece toda a nossa veneração.

Carlos Aguiar Gomes

(Mesário da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta)

 

1209 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd