Logo
IMG_9114

Calendário Litúrgico-Pastoral 2017-2018

Notícias

Consulte o Calendário Litúrgico-Pastoral

 Tal como no ano transacto, queremos traçar um roteiro das actividades espirituais e culturais da Basílica de S. Bento da Porta Aberta, ao longo do novo ano pastoral. Este inicia-se com a entrada no Advento e termina na solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo.

Assim, a Mesa da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, atenta à necessidade de responder sempre mais e melhor a uma dinâmica de serviço e acolhimento da Basílica, aliada a uma urgência de, também nas actividades da Basílica, se siga a via pulchritudinis com uma actividade litúrgica de grande qualidade orante e estética, considera premente que se estabeleça atempadamente um “Calendário Litúrgico – Pastoral” que elenque as diferentes actividades ao longo do ano. Esta calendarização permite antever e programar as necessidades cultuais e culturais ao longo do ano e , ao mesmo tempo, fazer a necessária divulgação, com a antecedência, junto dos peregrinos e dos media. Simultaneamente, permite orçamentar os custos ao longo do ano, sobretudo com algumas manifestações cultuais e culturais.

Neste “Calendário Litúrgico e Pastoral“ procurou-se referir para cada mês do ano as actividades que são típicas da história da Basílica ou que, mais recentemente, passaram a ser tidas em conta quer dado o novo estatuto do santuário quer as novas realidades eclesiais da Igreja local – Arquidiocese de Braga – ou da Igreja universal ou mesmo datas que não sendo estritamente religiosas correspondem a novas realidades às quais a Igreja aderiu, como por exemplo o Dia Internacional da Família ou da Água. Serão, igualmente,

previstas algumas actividades em colaboração com a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, instituição com a qual a Irmandade tem tido uma cooperação de assinalar.

Em todas as actividades programadas ajudar cada peregrino ou simples turista a buscar sem cessar Deus, através da excelente síntese do conhecido binómio ORA et LABORA que tão bem sintetiza a espiritualidade beneditina. Haverá, igualmente, a preocupação de haver uma sintonia com o Programa Pastoral da Arquidiocese de Braga para o corrente Ano Pastoral que tem como mote “Despertar a Esperança” . A Mesa da Irmandade continuará a incorporar neste instrumento litúrgico-pastoral a mensagem da Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si“ pois não esquecemos que a Basílica está implantada no Parque Nacional da Peneda – Gerês e que, como tal, tem a obrigação de promover aquele documento, implementando, na área da sua responsabilidade, junto dos peregrinos e turistas, uma cultura de respeito da Criação que nos remete para o Criador, aliás na longa tradição das diversas lições na Regra de S. Bento de que um dos expoentes maiores foi S. João Gualberto. Este monge beneditino , espera-se, seja brevemente proclamado Padroeiro do Parque Nacional da Peneda – Gerês.

Carlos Aguiar Gomes*

* O autor não segue o chamado Acordo Ortográfico Mesário da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta

31 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd