Logo
2017.05.22-19.15.52-0

A Cruz e Medalha de S. Bento

Notícias

Iluminados pela luz da fé, todos os Santos nos deixaram grandes exemplos a seguir para usufruirmos o melhor possível do dom da vida que Deus, na Sua Bondade infinita, nos concedeu. Como pois é importante imitá-los para verdadeiramente vivermos!  A eles devemos também recorrer para sempre vencermos os enganos com que o demónio, pai da mentira, nos procura desviar  dos caminhos da verdadeira vida. Para vencermos essas tentações, importa pois não só meditar nos exemplos que os mesmos Santos nos deixaram, mas também recorrer a eles para que, por nós, intercedam junto de Deus.

Para nos recordar esse poder de intercessão junto do Senhor, o nosso querido e bondoso S. Bento inspirou a cunhagem de uma Cruz e uma Medalha muito rica em belas e importantes lições.

Um manuscrito, encontrado em 1415 no Mosteiro beneditino de Metten, na Alemanha, explica o alcance dos dizeres que as letras e imagens que nela se encontram.

Esta Medalha recebeu mesmo o reconhecimento oficial da Igreja, por meio de um decreto do Papa Bento XIV.

Como esta Medalha se encontra à disposição de todos os devotos de S. Bento da Porta Aberta na loja dos objectos religiosos, vou procurar explicar todo o simbolismo e significado das letras que nela se encontram.

A Medalha apresenta à frente, a imagem de São Bento segurando a cruz na mão direita. Com o sinal da cruz, S. Bento evangelizou, fez exorcismos e venceu suas próprias tentações. Na mão esquerda, ele traz o livro da Regra, que, como um pai zeloso, escreveu para melhor instruir e orientar a caminhada de seus filhos espirituais. À direita da imagem, um cálice recorda o episódio do vinho envenenado que alguém quis dar a S. Bento para o matar. À esquerda, um corvo representa a ave que lhe tirou o pão, também envenenado que tinham destinado para ele comer. Em torno da Medalha  há uma frase em latim: “Ejus in obitu nostro praesentia muniamur” que quer dizer “Sejamos protegidos pela sua presença na hora da nossa morte.”

No verso da Medalha figura a santa cruz. Este símbolo recorda o amor imenso de Jesus Cristo por nós e afugenta os demónios. Em cada um dos quatro lados da cruz há uma letra, formando o conjunto CSPB, o que quer dizer: “Crux Sancti Patris Benedicti”, que em português se traduz por “Cruz do Santo Pai Bento”. Na haste vertical da cruz, as letras CSSML, significam: “Crux sacra sit mihi lux”, que em português quer dizer “Que a Cruz sagrada seja a minha luz”. Na haste horizontal está escrito NDSMI: “Non draco sit mihi dux”, que em português diz “Não seja o dragão o meu guia”.

Ao redor da Medalha, a inscrição VR-S-NSMV-SMQL-I-VB é formada pelas iniciais da fórmula de exorcismo de São Bento: “Vade retro Satana, nunquam suade mihi vana. Sunt mala quae libas, ipse venena bibas”. Isto é “ Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos”.

Na parte superior, sobre a cruz, podemos ver a palavra PAX, indicando que a cruz nos transmite a paz de Cristo.

Quanto temos a aprender com esta Medalha e Cruz de S. Bento. Vale bem a pena meditá-la e usá-la com piedade.  A sua meditação e oração nos fará usufruir cada vez mais do dom inestimável da vida, que Deus, na Sua Bondade nos concedeu viver.

 

Monsenhor Moreno

1385 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd